quinta-feira, 25 de janeiro de 2018

O Zé do Boné


 O ZÉ DO BONÉ

Publicado no jornal Primeiro de Janeiro
O personagem Zé do Boné é uma criação do inglês Reggie Smyth. Andy Capp (no original) é um beberrão, vagabundo, cara-de-pau e desempregado, cujas únicas motivações são ficar no bar ou ir para casa atormentar a sua esposa Flo. 
Fez enorme sucesso em Inglaterra e foi publicado em vários países incluindo Portugal.
O Zé o Boné é um inglês suburbano malandro, sempre com o seu boné (daí o nome),que vive cercado de vícios: beber cerveja, fumar, jogar, ver TV, assistir a uma pelada (futebol), lançar piropos às garotas, etc.

O eterno mau humor de Zé do Boné, suas bebedeiras, a ressaca, o prazer pela jogatana: quanto mais politicamente incorrecta, mais engraçada a situação.
Não é difícil entender tanto sucesso: até hoje, as características pessoais do personagem e as situações apresentadas fazem sempre lembrar algum conhecido, ou um acontecimento vivido.
Sua mulher, Flo, tem que aturar o simpático  e imprestável Zé.






 Zé do Boné surgiu em 1957, trouxe um humor ácido e corrosivo para as tirinhas diárias de jornais como o Daily Mirror, em Inglaterra, o Jornal da Tarde, no Brasil e até mesmo o Izvestia, na então União Soviética, o Primeiro de Janeiro em Portugal. 
Segundo Álvaro de Moya, um dos mais respeitados especialistas em quadradinhos“Zé do Boné” fez com que o choque de sexos fosse levado às últimas consequências.






Sem comentários:

Enviar um comentário